3 dicas para uma recuperação rápida entre corridas

September 19, 2019

Correu no fim de semana, superou suas metas e sentiu aquela dose extra de adrenalina? Só quem é corredor sabe as duas sensações que o fim de uma corrida traz: satisfação de ter concluído o desafio e uma onda de dores. Mesmo assim, sabemos que o atleta já termina uma prova pensando em outra e, por isso, separamos três dicas para uma recuperação adequada e rápida.

 

Confira:

 

1 - O poder do alongamento

Antes de qualquer coisa, alongar-se após a corrida ajuda seu organismo a relaxar e previne a sensação de enrijecimento. Mais do que isso, com o tempo a prática pode ajudar até a melhorar a flexibilidade.

 

Por isso, o ideal é executar os movimentos enquanto o corpo ainda está quente para obter os melhores resultados. Lembre-se de priorizar as áreas que mais trabalharam durante a atividade física como quadril, posterior da coxa, glúteos, panturrilha e quadríceps. O alongamento estimula o fluxo sanguíneo de forma restauradora.

2 - Cuide dos seus pés

Ao fim de um longo percurso os pés provavelmente são a parte do corpo que mais demonstra sinais  de desgaste, então cuide deles. Isso significa mais do que tirar o tênis. Encontre um lugar confortável para se deitar e colocar os pés para cima contra a parede.

 

Isso porque estudos apontam que essa inversão pode promover a circulação sanguínea e reduzir o inchaço. Além disso, também é uma ótima forma de alongar os músculos posteriores da coxa. Usar meias de compressão também pode ajudar.

 

Os membros inferiores também estão entre os mais afetados por lesões causadas por overuse, ou seja, o excesso de impacto sobre a mesma articulação. E o crescimento do número de corredores frequentes coincidiu com o aumento das queixas de lesões nos consultórios de ortopedistas. 

 

3 - Descanse e busque um ortopedista

A manutenção de uma nutrição adequada e uma rotina saudável de descanso é crucial para recuperar o corpo e deixá-lo pronto para se mover novamente. Não há consenso quanto à duração do intervalo de repouso. Contudo, é importante ter dias de relaxamento entre corridas que sejam suficientes para devolver a sensação de que o organismo está completamente recuperado.

 

Também é importante consultar um ortopedista tanto antes de iniciar a rotina de treinamentos e exercícios como periodicamente ao longo do processo. Se o corpo der sinais de que algo não está exatamente como deveria através de dores e desconfortos, a avaliação médica é a melhor forma de prevenir a ocorrência de lesões capazes de prejudicar o desempenho ou mesmo tirá-lo por muito tempo das corridas.

 

Bônus: Reponha suas reservas

Para conseguir correr longas distâncias é importante contar com níveis estáveis de glicogênio. Também é preciso repor essas reservas após o percurso com doses adequadas de carboidratos, eletrólitos e proteínas.

 

Um estudo veiculado pelo International Journal of Medical Sciences constatou que a ingestão de uma fonte adequada de proteínas após a corrida pode reduzir a inflamação e aumentar a resistência de maratonistas.

 

Aqui no COE também temos nutricionista para te auxiliar na nutrição adequada para manter a saúde e potencializar seus resultados na corrida. Agende uma consulta aqui!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Hérnia de disco começa com dores nas costas

June 22, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes