COE - Centro de Ortopedia Especializada © 2018

Criado por Plena Estratégias Criativas

Diretor Técnico: Dr. Thiago Caixeta - CRM-GO 13291 / RQE 8070 - Médico Ortopedista e Traumatologista.


 

Celular x Postura: excesso aumenta problemas ortopédicos

September 28, 2018

Em comemoração aos seus 83 anos de existência e aproveitando o Dia do Ortopedista, celebrado no último dia 19, a SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) lançou campanha de alerta para o excesso do uso de celular e problemas ortopédicos. A entidade tem percebido o número crescente de pessoas com problemas de coluna, principalmente das vértebras cervicais – que ficam no pescoço -, em consequência do uso de celular e outros dispositivos em postura inadequada.

 Embora ainda não haja um estudo científico sobre a frequência de problemas da coluna causados pelo uso do celular, os médicos têm registrado o aumento do número de pacientes com problemas tanto da coluna cervical como torácica. Como as pessoas usam o celular com o aparelho à altura da cintura, costumam manter a cabeça curvada para baixo por muito tempo, com o queixo junto ao peito, o que acaba forçando a coluna.

 

Qual a postura correta para usar o celular?

A recomendação é levantar o celular à altura dos olhos ou usar o celular pousado numa mesa, o que ajuda a aliviar o problema. Como o celular já substitui em grande parte o computador e não é cômodo usá-lo com o braço levantado, outra recomendação é a prática de exercícios que diminuam o efeito da posição inadequada, como o alongamento da musculatura da coluna cervical com movimentos de flexão, extensão e rotação lateral do pescoço.

 

 Como os exercícios físicos podem ajudar?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é a quarta maior causa de morte no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, o câncer e a diabetes. Além disso, não se exercitar potencializa as dores e lesões quando o indivíduo realiza esforços repetitivos ou está em postura inadequada. A OMS calcula que 81% dos adolescentes e 63% dos adultos no mundo exercitam-se menos que o recomendável.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Hérnia de disco começa com dores nas costas

June 22, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo