Dores no quadril? Saiba causas e tratamentos

O quadril é a articulação que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da bacia (pélvis), permitindo os movimentos dos membros inferiores. A cabeça do fêmur e a pélvis são cobertos por uma cartilagem macia que permite o fácil deslizamento da cabeça do fêmur dentro da cavidade (acetábulo). Quando saudável, essa articulação possibilita estabilidade e movimentação do quadril em várias direções sem nenhuma dor.
Quando a cartilagem se desgasta completamente, os ossos esfregam uns nos outros, causando muita dor durante o movimento e a capacidade de girar, flexionar ou estender o quadril poderá ser perdida. A dor provocada pelos problemas de quadril geralmente começa com um desconforto e rigidez na virilha, nádega ou coxa e são mais fortes quando em movimento e melhoram em descanso. Nas arestas da articulação podem se formar osteófitos, popularmente chamados de "bico-de-papagaio".
O que causa a dor no quadril?
Vários fatores podem causar doenças na articulação do quadril, mas em quase todas as situações, a cartilagem articular foi afetada ou não existe mais (quadro conhecido como “desgaste do quadril”). Nesta situação, sem a cartilagem, o osso do fêmur começa a “raspar” no osso da bacia causando dor. À medida em que a doença se agrava, os movimentos do quadril podem ficar mais limitados e podem surgem dificuldades para andar ou exercer algumas atividades comuns do cotidiano.
Artrite ou Artrose?
As doenças que causam dores no quadril das quais mais ouvimos falar são a Artrite e Artrose. A primeira produz alterações em diversas juntas no organismo, e é muito mais um problema generalizado que uma doença localizada. Já a segunda, é resultado do desgaste da cartilagem articular. Ela pode ser causada por traumas antigos, alterações congênitas (nascimento) da forma do quadril, doenças da infância e adolescência ou pelo desgaste puro da cartilagem sem razão aparente.
Tratamentos não-cirúrgicos para Artrose
Quando em fase moderada da osteoartrose de quadril, os opções podem ser:
- Repouso;
- Fisioterapia de exercícios suaves e regulares;
- Antiinflamatórios não-esteróides para alívio da dor (com receita médica);
- Perda de peso;
- Natação, hidroginástica e ciclismo para manter o funcionamento articular, melhorar a força e a amplitude do movimento
Tratamento cirúrgico para Artrose
Quando em fase avançada da osteoartrose, mesmo no descanso noturno há dor e o quadril pode estar severamente deformado e encurtado. Nesses casos, o médico pode recomendar uma cirurgia de substituição total do quadril (artroplastia ou prótese).