Excesso durante atividades físicas causa lesões

August 27, 2018

Cerca de 50% das lesões que acontecem durante a prática de esportes é por overuse, ou seja, pelo excesso de impacto sobre uma articulação. Em prontos-socorros, a frequência das lesões por excesso de uso é geralmente duas vezes maior do que as lesões agudas. Devido ao crescente número de praticantes de atividade física, principalmente de corridas, houve aumento das queixas de lesões nos consultórios.

 

Geralmente essas lesões ocorrem em pacientes que praticam a atividade excessivamente sem preparo prévio. A maioria dessas lesões no tratamento de corredores está relacionada ao overuse, envolvendo quadril (10%) pernas (20%), tornozelos (15%) e pés (15%). Além das corridas, exercícios de grande impacto como levantamento de peso, lutas e até o futebol, que é o esporte mais praticado no país, predispõem o paciente a diversas lesões durante a atividade excessiva e sem preparo.

 

 

Quais as lesões mais comuns?

Uma das áreas do corpo mais afetadas é o quadril, que, normalmente sofre pequenas alterações, que ocasionam rupturas e consequentemente lesões mais graves. Outra doença comum que pode ser desencadeada é a tendinite do glúteo médio, um músculo responsável pelo movimento de abrir a perna e o principal estabilizador da bacia. É ele que impede que a bacia incline para baixo quando tiramos o pé do chão e é exatamente por isso, que muitas vezes ocorre uma lesão quando há sobrecarga durante atividades físicas.

 

Além dessas, outra lesão comum é do labrum acetabular, uma estrutura cartilaginosa que compõe a articulação do quadril e fica localizado na borda de todo osso acetábulo, ou seja, na parte do osso da bacia em que fêmur se encaixa. O labrum tem multifunções no nosso corpo como a absorção de impacto, lubrificação de articulação e distribuições de pressões. Geralmente, as rupturas laborais ocorrem mais frequentemente devido ao impacto femoroacetabular e traumatismos em um quadril normal.

 

Como é o tratamento?

A qualquer sinal de lesão, dor ou desconforto, é necessário procurar um ortopedista. Os tratamentos devem ser acompanhados pelo médico, que vai analisar o grau da lesão no paciente. Os procedimentos se iniciam com o uso de medicações anti-inflamatórias e, dependendo do caso, é necessário fazer cirurgia.

 

Como evitar lesões?

Recomendamos sempre seguir o planejamento de treinos, com atividades de preparo que envolvem alongamento, fortalecimento e equilíbrio muscular. É importante também respeitar os períodos de descanso e ter cuidado com exercícios de grande impacto, que pelo excesso de treino pode ser ruim para o corpo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Hérnia de disco começa com dores nas costas

June 22, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes