COE - Centro de Ortopedia Especializada © 2018

Criado por Plena Estratégias Criativas

Diretor Técnico: Dr. Thiago Caixeta - CRM-GO 13291 / RQE 8070 - Médico Ortopedista e Traumatologista.


 

O que faz um médico fisiatra?

May 17, 2019

Você costuma sentir alguma dor que persiste por mais de três meses? Se você respondeu sim, está inserido nos 37% de brasileiros que sentem dores crônicas, o que equivale a 4 em cada 10 pessoas. Esse foi o resultado de um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), em parceria com outras entidades.

 

Diante desse número considerável, afinal são 60 milhões de pessoas, cabe uma oura pergunta: você já consultou um médico fisiatra? Se você não faz ideia do que esse profissional faz, está na hora de conhecer. Aqui no COE, temos na equipe a dra Manuella Amorim atuando nessa especialidade.

 

 O que é a fisiatria?

Também conhecida como Medicina Física e Reabilitação, a fisiatria é uma especialidade médica clínica dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios que levam a alguma incapacidade física. As causas desses distúrbios podem ser doenças neurológicas, ortopédicas, musculoesqueléticas, oncológicas ou dor crônica.

 

O médico fisiatra trata qualquer patologia ortopédica que não seja cirúrgica, como lombalgias, cervicalgias e dorsalgias, fazendo a investigação e, caso necessário, encaminhando para o cirurgião. Além disso, ele indica o melhor tratamento clínico dentre fisioterapia, terapia ocupacional, pilates, RPG, acupuntura, infiltração, agulhamento, entre outros. O tratamento tem como objetivo proporcionar que o paciente retorne à sua funcionalidade plena, melhorando sua qualidade física e também sua condição emocional e social.

 

No Brasil, essa especialidade vem ganhando espaço por causa do envelhecimento da população. A estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de que, em 2031, o número de idosos (43,2 milhões) vai superar pela primeira vez o número de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos (42,3 milhões). 

Quando devo procurar um médico fisiatra?

Normalmente, o paciente que procura por esse especialista apresenta alguma incapacidade e procura uma solução ou, pelo menos, uma melhora na qualidade de vida. Essas incapacidades podem ser provocadas por uma dor aguda, crônica ou deficiência física. A fisiatria pode atender pacientes de qualquer faixa etária, desde recém-nascidos até idosos.

 

Os atendimentos podem ser realizados tanto em consultórios como em ambientes hospitalares como internações, UTIs e centros cirúrgicos. Por se tratar da especialidade da medicina que está genuinamente ligada à reabilitação, o médico fisiatra desenvolve boa parte de suas funções em conjunto com outros profissionais. São eles enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e outros, visando restabelecer ao máximo a funcionalidade e o bem-estar do seu paciente, indicando de forma adequada e individualizada as suas terapias.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Hérnia de disco começa com dores nas costas

June 22, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo