COE - Centro de Ortopedia Especializada © 2018

Criado por Plena Estratégias Criativas

Diretor Técnico: Dr. Thiago Caixeta - CRM-GO 13291 / RQE 8070 - Médico Ortopedista e Traumatologista.


 

Ortopedia esportiva ajuda atletas de alta performance

October 2, 2019

Você sabia que os atletas de alta performance estão sempre mais sujeitos a lesões ortopédicas do que pessoas comuns? Infelizmente, o atleta aprende a conviver com lesões, já que são mais suscetíveis a elas. Eventualmente ocorrem trincas, torções ou luxações e por isso o acompanhamento regular com o médico ortopedista faz toda diferença. Tanto para orientar cuidados durante as competições, como para ter uma recuperação mais rápida, afinal o atleta não pode ficar muito tempo parado.

 

Aqui no COE, atendo atletas de alta performance, como a goiana Bárbara Neves, primeira mulher a fazer parte da equipe Honda Racing e que acabou de conquistar mais um título do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM. As consultas ajudam a suportar a dura rotina de treinos e alcançar o melhor desempenho nas competições. Diante da busca por segundos ou centímetros preciosos que podem significar as melhores colocações nas disputas, cresce o risco de desgaste motivado pelo overtraining.

 

Divulgação: Honda

 

Cada esporte tem um treinamento específico e chamamos isso gesto esportivo. Algumas lesões também são mais prevalentes de acordo com a modalidade. Quando entendemos bem isso e com o acompanhamento regular, conseguimos prevenir essas contusões e o atleta pode ter sucesso.

 

Ortopedista ajuda a prevenir e recuperar lesões

Com provas que podem duração entre 50 minutos a seis horas, o motociclismo é uma modalidade que exige bastante das pernas. Para manter o posicionamento correto, a atleta ando em pé já que a posição sentada forçaria as costas e os braços. Como os membros inferiores são mais fortes, essa posição é mais adequada, mas desgasta mais os joelhos e os músculos da perna.

 

Mas o trabalho do ortopedista esportivo vai além de apenas tratar lesões. Meu papel é definir o planejamento de um trabalho preventivo mais amplo. Ao sinal de qualquer dor, fazemos a avaliação no consultório e pedimos exames para identificar quais são as correções e qual trabalho de fortalecimento devemos fazer. A partir daí, repassamos as orientações para a equipe multiprofissional, que conta com personal trainer, fisioterapeuta esportivo e até nutricionista.

 

 

Personalização do tratamento

Com diagnóstico precoce das dores e acompanhamento constante para prevenir lesões, o acompanhamento do ortopedista já serviu até mesmo para viabilizar a participação em um campeonato mesmo com uma fratura que poderia tê-la tirado da prova. Com o cotovelo quebrado, uma órtese especial para foi desenvolvida para que Bárbara pudesse competir.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Hérnia de disco começa com dores nas costas

June 22, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo