COE - Centro de Ortopedia Especializada © 2018

Criado por Plena Estratégias Criativas

Diretor Técnico: Dr. Thiago Caixeta - CRM-GO 13291 / RQE 8070 - Médico Ortopedista e Traumatologista.


 

Osteopenia ou Osteoporose? Qual a diferença?

May 23, 2018

Provavelmente você já ouviu falar muito da Osteoporose, uma doença metabólica do tecido ósseo, caracterizada por perda gradual de massa que enfraquece os ossos por deterioração da microarquitetura tecidual. Sua consequência é a diminuição da quantidade óssea, tornando-os frágeis e suscetíveis às fraturas. Mas você já ouviu falar da Osteopenia?

 

Diagnosticada pela densitometria óssea, a Osteopenia é um alerta da diminuição da massa óssea causada pela perda de cálcio que surge antes da osteoporose. Se não tratado, esse desequilíbrio pode levar ao desenvolvimento da osteoporose.

 

É preciso entender que nossos ossos são constituídos por três tipos de célula:

Osteoblastos - células novas responsáveis pela formação da estrutura óssea;

Osteócito - células maduras responsáveis pela regulação da quantidade de minerais, como o cálcio, no tecido ósseo;

Osteoclasto - células responsáveis pela reabsorção das células “gastas e velhas”

 

Quando saudáveis, nossos ossos apresentam equilíbrio entre estas três células e conseguem manter sua estrutura forte para absorver os impactos e a carga que nosso corpo necessita para realizar suas funções.

 

E como surge a osteopenia?

Existem fatores que podem interferir no equilíbrio dessas células e, quando isto ocorre atingindo a função dos osteócitos, pode levar a uma diminuição considerável na quantidade de cálcio do osso. A osteopenia pode ser corrigida, mas, apesar de não ser uma doença, se permanecer por longo período pode evoluir para a Osteoporose.

 

Nos estágios iniciais da Osteoporose, a perda de massa óssea não causa sintomas, mas quando a perda óssea é mais significativa e acarreta alterações clínicas, é possível observar a diminuição da estatura e o aumento da curvatura da coluna vertebral (cifose dorsal), devido a deformidades por compressão ou fratura das vértebras. Como consequência de quedas, macro traumas ou traumas de baixo impacto podem ocasionar fraturas dos ossos longos (fêmur e radio).

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Hérnia de disco começa com dores nas costas

June 22, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo