Tratamento da lesão ligamentar de joelho com individualização e tratamento multiprofissional

December 26, 2019

Se você nunca machucou o joelho, com certeza conhece alguém que já passou por isso. A ruptura do ligamento cruzado anterior é muito comum em esportistas, principalmente aqueles que praticam esportes de contato, como o futebol do fim de semana, e também em pessoas com ocupação que exijam o movimento de rotação do joelho. Em algumas situações ela acontece isolada, mas em outros casos pode ser associada à lesão do menisco, da cartilagem ou de outras estruturas ligamentares do joelho.

 

Existem também alguns fatores que predispõem à lesão. Um deles é a falta de preparo muscular adequada para que o atleta exerça aquela modalidade esportiva. Outros agravantes são o formato ósseo dos joelhos e também questões hormonais e metabólicas. Normalmente a cirurgia de reconstrução é indicada como tratamento para restabelecer estabilidade e função esportiva e cotidiana.

Quais os sintomas e o que fazer ao se lesionar?

Na ruptura traumática os sintomas são dor, edema, acúmulo de líquido no joelho, incapacidade de caminhar (já na fase aguda) ou sensação de insegurança e frouxidão no joelho. Esse último sintoma pode levar a um desequilíbrio da musculatura e provocar novos traumas subsequentes, podendo até agravar a lesão ao atingir outras estruturas. Por isso, ao sentir qualquer um dos sintomas mencionados, o paciente deve procurar um médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho.

 

Consulta especializada, tratamento personalizado

Como membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, acredito que um profissional especializado e atualizado pode garantir uma avaliação detalhada e personalizada para cada caso específico. Esse profissional será totalmente capacitado para realizar as indicações de primeiro atendimento e atendimentos seguintes para cada situação. Só após avaliação, o médico poderá escolher o tratamento mais eficaz, seja conservador com medicamentos, fisioterapia, fortalecimento e repouso ou a correção por cirurgia.

 

Cirurgia e acompanhamento multidisciplinar

Nos casos cirúrgicos, quando bem indicados, o resultado pode solucionar tanto os problemas da lesão principal como das associadas, minimizando também o fator predisponente e ajudando o paciente a retornar à sua atividade funcional. Mas é imprescindível que o paciente saiba que a cirurgia é apenas o primeiro passo do tratamento e o acompanhamento multidisciplinar personalizado com fisioterapeuta e educador físico é o que vai ajudar na recuperação mais rápida.

 

Não existe uma receita de bolo ou regra geral porque cada paciente merece um tratamento específico para ele baseado em suas características anatômicas, metabólicas, tipo de esporte e tipo de função exercida. Esse é o diferencial do atendimento especializado e é justamente por isso que uma equipe multidisciplinar trabalhando em prol da reabilitação e da individualização de cada tratamento faz toda diferença no pré-operatório, no pós-operatório e na reabilitação mais rápida, com retorno adequado ao esporte e prevenção de lesões.

 

Quando o paciente volta às atividades normais?

Dependendo da gravidade da lesão, da profissão e do tipo de atividade física que esse paciente pratica. Os pacientes com alta demanda de trabalho, em algumas vezes podem ser afastados por até 90 dias, outros podem retornar à sua atividade laboral com duas ou três semanas. Já os pacientes esportistas normalmente podem voltar às suas práticas após seis meses, mas nesses casos ele precisa saber que, além do tempo previsto de seis meses, é fundamental que ele esteja com bom controle muscular e neuromuscular.

 

Ou seja, não é apenas o período cronológico, mas também depende do controle neural de seu sistema nervoso central sobre as atividades musculares. Com o tratamento individualizado, o fisioterapeuta e o educador físico ajudam muito a identificar o estágio dessa reabilitação e o momento seguro para retorno ao esporte.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Hérnia de disco começa com dores nas costas

June 22, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes

July 13, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social

COE - Centro de Ortopedia Especializada © 2018

Criado por Plena Estratégias Criativas

Diretor Técnico: Dr. Thiago Caixeta - CRM-GO 13291 / RQE 8070 - Médico Ortopedista e Traumatologista.